Esqueci minha senha  |  Cadastre-se
 
Equipe Imprensa Contato
 
Especial
Festival Nosso Pagode 360
Guia Folia 2024
Carnaval São João del-Rei
naVIP
Minas Descontos
Canais
Fotos de Festas e Eventos
Venda de Ingressos
Notícias
Guia Comercial
Alarmes
Escola de Idiomas
Hotéis e Pousadas
Motéis
Móveis e Decoração
Psicologia Clínica - Hipnose
Restaurantes
Sorveterias
Serviços
Coberturas de Festas
Estrutura para Eventos
Casting de Bandas
Casting de DJ´s
 
 
A importância do Carnaval para a economia de São João del-Rei e Tiradentes
Data: 15/02/23
A festa, um dos maiores eventos culturais e depois de dois anos de pandemia, volta para as ruas da região do Campo das Vertentes
 
O Carnaval na capital mineira promete receber cerca de 5 milhões de pessoas, mas não foi sempre assim. Quem conhece o Carnaval de Minas sabe que essa movimentação em Belo Horizonte é recente, e que por muito tempo, quem dominou essa folia foram as cidades históricas, como São João del-Rei, Tiradentes, Ouro Preto e Diamantina. 
 
Como uma cidade histórica, São João del-Rei recebe muitos turistas e tem um Carnaval tradicional. Os são-joanenses adoram a festa e neste ano, além dos 50 blocos de rua, há os desfiles das escolas de samba na avenida. Uma vantagem da localidade é que ela é cercada pelas Serras de São José e Serra do Lenheiro, com inúmeras cachoeiras próximas. Dessa forma, os foliões aproveitam para se refrescar e recarregar as energias entre uma folia e outra.  
 
O município é considerado um dos destinos mais procurados do Carnaval mineiro, e além de trazer muita alegria para todos, também ajuda a movimentar a economia da cidade, não apenas pela arrecadação de impostos, mas com a chegada de turistas ocupando os hotéis, consumindo nos restaurantes, bares e lojas. 
 
Segundo o docente do curso de gestão do Senac de São João del-Rei Gustavo Amaral, o setor de turismo tem, no Carnaval, o momento de maior faturamento no início do ano. A festa movimenta a economia em fevereiro, um mês relativamente curto, mas com a ajuda da celebração começa a “esquentar as turbinas", por meio da economia criativa impulsionada pelas atividades financeiras.  
 
O economista também pontua como o Carnaval é responsável por trabalhos temporários, seja daqueles que irão vender bebidas nas ruas, até quem ajuda na divulgação do evento. Durante a pandemia, a não realização do festejo trouxe impactos intensos na economia, principalmente na geração de empregos para esses ambulantes: de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o país deixou de lucrar cerca de R$ 3 bilhões.  
 
“Como o Carnaval está voltando depois de 2 anos, a expectativa para São João del- Rei e Tiradentes é capacidade máxima, isto é, 100% de ocupação na rede de pousadas e hotéis. Como a atividade turística recepciona o folião que vem de fora, o dinheiro que ele gasta durante a folia aumenta a renda e a circulação de dinheiro no município, gerando assim riqueza para o território”, explica Gustavo. 
 
Em 2022, teve o Carnaval temporão, em abril, não tão amplo e sem o entusiasmo dos foliões, ainda ressabiados com a doença, de acordo com o especialista. O impacto negativo na economia foi considerável. “Donos de pousadas e hotéis tiveram um faturamento bem menor no mês de fevereiro destes anos, e isso impactou o fluxo de caixa diretamente. Os setores que dão suporte ao Carnaval, como empresas de eventos, montagem de infraestrutura e até artistas que se apresentam na festa, sofreram por conta do cancelamento”, relembra. 
 
Mas este ano, a Covid não vai atrapalhar o Carnaval, a preocupação é grande, porém, com os cuidados e as medidas de precaução, a promessa é amenizar a transmissão do vírus. Na cidade, o uso de máscaras é obrigatório em locais fechados, transporte público e hospitais.  
 
“Para 2023 a expectativa é a melhor possível. Por conta dessa demanda reprimida, o clima de carnaval já vem tomando conta das cidades. Em São João del-Rei, nos três finais de semana que antecedem a folia, começaram os “gritos de Carnaval” com a mobilização de foliões, empresas de eventos, grupos de sambas e pagode”, finaliza o especialista. 
 
Fonte: Senac
 
 
< voltar para notícias
 
 
Publicidade
 
Calendário
 
<<    FEVEREIRO | 2024    >>
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 1 2

* passe o mouse para ver detalhes do evento
 
Cidades
São João Del Rei
 
Como chegar
História da Cidade
Pontos Turísticos
Números da Cidade
Fotos Antigas
Horários de Ônibus
Telefones ùteis
Previsão de Tempo
 
Tiradentes
 
Como chegar
História da Cidade
Pontos Turísticos
Números da Cidade
Fotos Antigas
Horários de Ônibus
Telefones ùteis
Previsão de Tempo
 
   
Publicidade
 
 
Publicidade
 
Colunistas
 
Tiago Souza
Sociedade

- O Fim do Mundo

 
Publicidade
 
 
 
 
Parceiros
         
Escritório Guia das Vertentes
Rua do Carmo, 73A - Centro
CEP: 36300-090 | São João Del Rei | MG
(32) 3373-3000 / 9.8846-7286