Esqueci minha senha  |  Cadastre-se
 
Equipe Imprensa Contato
 
Especial
Guia Folia 2020
naVIP
Minas Descontos
Carnaval São João del-Rei
Canais
Fotos de Festas e Eventos
Venda de Ingressos
Notícias
Guia Comercial
Advogados
Alarmes
Cursos Preparatórios
Escola de Idiomas
Floriculturas
Hotéis e Pousadas
Motéis
Móveis e Decoração
Psicologia Clínica - Hipnose
Restaurantes
Sorveterias
Supermercados
Serviços
Coberturas de Festas
Estrutura para Eventos
Casting de Bandas
Casting de DJ´s
 
 
Festival de Fotografia de Tiradentes chega a sua quinta edição
Data: 10/03/15
Entre os dias 18 e 22 de março, será realizado o Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta, que chega a sua quinta edição e se consolida como um evento de referência para a fotografia autoral brasileira. Na programação, exposições, workshops, palestras, debates, leituras de portfólios, projeções e atividades educativas sobre a arte da fotografia - oportunidades para ricas experiências e trocas com profissionais de renome, cuja produção artística é representativa da fotografia contemporânea do Brasil. Além disso, para comemorar o quinto ano consecutivo de Festival, será lançado um livro com imagens de fotógrafos que já participaram do Festival em edições anteriores, além do lançamento de um edital para seleção de um artista a ser contemplado com a produção de outro livro de artista.
 
A exposição principal do Festival de Fotografia de Tiradentes é assinada pelo fotógrafo e pesquisador em arte Mariano Klautau: Gestos, Relatos, Escritas e Autoficções - um panorama da atual fotografia brasileira, com trabalhos de 18 artistas de sete estados brasileiros. Já o fotógrafo Daniel Kfouri apresenta a exposição Heróis, com curadoria de João Castilho. Trata-se de um ensaio feito em Havana em 2007 com fotografias de cotidiano, feitas na rua.
 
Outras exposições da programação são:
 
- Baches - um recorte do fotolivro de mesmo nome da fotógrafa Montserrat Baches, com curadoria de Alexandre Belém e Georgia Quintas, que produzem ainda a Projeção Olhavê;
 
- Foto Um: Moradores foram convidados pelo Festival para fotografar sua própria cidade pela primeira vez. Ao se ver com uma câmera na mão, encontraram beleza e significado em frações da cidade que outrora lhe pareceram comuns;
 
 -Fragmentações e Materialidade Fotográficas, de Adolfo Cifuentes e Rosceli Vita Silveira, que aborda a multiplicidade do indivíduo a partir de fragmentos fotográficos impressos;
 
- Espaço f: entre o foco e a fugacidade, uma seleção de trabalhos que participaram das mostras anuais de alunos da Escola de Belas Artes da UFMG, em 2013 e 2014, realizadas no Espaço f, dedicado a exposições relacionadas ao fotográfico, com a curadoria de alguns dos fotógrafos mais atuantes em Minas;
 
- Mostra Oi Kabum BH!, com trabalhos de jovens artistas da escola de arte e tecnologia, que refletem as diversas experiëncias vividas por esses jovens dentro e fora da escola;
 
- Coleção Ipsis de Fotografia Brasileira, com imagens de Araquém Alcântara, Cristiano Mascaro e Nelson Kon.
 
Outro destaque da programação são as exposições colaborativas – realizadas por meio de convocatórias públicas. Um delas é a exposição O Retrato, para a qual foram selecionadas 58 fotografias.
 
Formação e debate
Além das exposições, durante o Festival, artistas de diferentes áreas irão compartilhar experiências, técnicas e processos com os participantes nos mais de 15 workshops e 8 palestras ofertadas. A interseção da fotografia com outras artes, como aquarela, literatura, vídeo é um dos diferenciais desta edição. As inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.fotoempauta.com.br/festival2014/
 
Para fomentar a discussão sobre a fotografia, será realizado ainda o Ciclo de Ideias, um circuito  de dabate com o objetivo de aproximar o pensamento de grandes fotógrafos contemporâneos, curadores e pesquisadores com o público. Assim como em outras edições, a curadoria do “Ciclo de Ideias” também será de Alexandre Belém e Georgia Quintas. Para as palestras, já estão confirmadas as presenças Celso Oliveira, Edu Simões, Marizilda Cruppe, Tuca Vieira, Simonetta Persichetti, Rubens Fernandes Junior e o francês Philippe Dubois, que falará sobre fotografia, projeção e instalação. Dubois é professor da Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle e dedica-se a estudos sobre a fotografia e o cinema em sua interface com as artes visuais.
 
Durante o Festival, fotógrafos iniciantes terão a oportunidade de  ter seu trabalho visto e avaliado por um especialista com a leitura de portfólios. As inscrições podem ser feitas pelo site do Festival.
 
Fotolivros
Comemorando os cinco anos do Festival, o Foto em Pauta lança sua parceria com a editora Tempo D'Imagem e a IPSIS Editora, com a produção de um livro com imagens de fotógrafos contemporâneos brasileiros que já participaram do Festival em edições anteriores. Além disso, será lançado o edital público para seleção de um artista brasileiro a ser contemplado com a produção de outro livro ainda a ser produzido e publicado.
 
Cinco anos de Festival
O Festival de Fotografia de Tiradentes é realizado pelo fotógrafo mineiro Eugênio Sávio, idealizador do projeto Foto em Pauta que, desde 2004, realiza em Belo Horizonte, a capital mineira, debates gratuitos e abertos ao público, além de possibilitar aos convidados conhecer a obra de grandes artistas e conversar com os próprios autores sobre a concepção do seu trabalho. Em Tiradentes, o Festival de Fotografia é realizado desde 2011 com esta mesma proposta, divulgando a produção fotográfica brasileira profissional e amadora e fomentando o desenvolvimento da linguagem artística no Brasil. Hoje, pode-se considerar que o  festival é uma das mais importantes plataformas de lançamento de jovens talentos do Brasil.
 
Do seu início até hoje, o Festival de Fotografia de Tiradentes impressiona pelos números: já reuniu trabalhos de 239 fotógrafos em 36 exposições, além de lançar 37 livros de fotógrafos e realizar 46 palestras e 59 workshops. Todo este esforço demonstra a importância do festival para o debate e a democratização da fotografia autoral brasileira. E os resultados já podem ser sentidos nesta edição, que já recebeu 891 autores inscritos para duas convocatórias abertas para participação do público. Foram mais de sete mil fotografias recebidas de todos os lados do Brasil – nada menos que 18 estados – e de oito países diferentes.
 
Como chegar
Os eventos do Festival de Fotografia de Tiradentes estarão concentrados no Centro Cultural Yves Alves, na Rua Direita, nº168. Tiradentes fica situada na região do Campo das Vertentes de Minas Gerais, a 203 km de Belo Horizonte e a apenas 12 km de São João del Rei, outra importante cidade histórica mineira que merece ser visitada. Se você pretende ir de ônibus, pesquise ônibus para São João del Rei.
 
O Festival é realizado com os benefícios da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Patrocínio da Oi, Itaú, Nikon, Cemig e Epson. Apoio do Sesi, Oi Futuro e Itaú Cultural.
 
Serviço
5º Festival de Fotografia de Tiradentes
 
Data: 18 a 22 de março de 2014
 
Locais: Centro Cultural Yves Alves, Rua Direita, nº168 [Tiradentes/MG]
 
 
Inscrições para as oficinas: festival@fotoempauta.com.br
Informações sobre o festival: http://www.fotoempauta.com.br/festival2015/
Nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/fotoempauta /
Flirck: https://www.flickr.com/photos/fotoempauta/
Instagram: @Fotoempauta
Twitter: https://twitter.com/fotoempauta
Youtube: http://www.youtube.com/user/fotoempauta
 
Fonte: Rede de Comunicação Luiz Navarro
 
 
< voltar para notícias
 
 
Publicidade
 
Calendário
 
<<    ABRIL | 2020    >>
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
29 30 31 1 2 3 4
04/04/2020 - 8 Anos de Malibu
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

* passe o mouse para ver detalhes do evento
 
Cidades
São João Del Rei
 
Como chegar
História da Cidade
Pontos Turísticos
Números da Cidade
Fotos Antigas
Horários de Ônibus
Telefones ùteis
Previsão de Tempo
 
Tiradentes
 
Como chegar
História da Cidade
Pontos Turísticos
Números da Cidade
Fotos Antigas
Horários de Ônibus
Telefones ùteis
Previsão de Tempo
 
   
Publicidade
 
 
Publicidade
 
Colunistas
 
Solange Maria S. Souza
Psicologia

- Orientação Profissional

 
Publicidade
 
 
 
 
Parceiros
         
Escritório Guia das Vertentes
Rua do Carmo, 73A - Centro
CEP: 36300-090 | São João Del Rei | MG
(32) 3373-3000 / 9.8846-7286