Esqueci minha senha  |  Cadastre-se
 
Equipe Imprensa Contato
 
Especial
Guia Folia 2020
naVIP
Minas Descontos
Carnaval São João del-Rei
Canais
Fotos de Festas e Eventos
Venda de Ingressos
Notícias
Guia Comercial
Advogados
Alarmes
Cursos Preparatórios
Escola de Idiomas
Floriculturas
Hotéis e Pousadas
Motéis
Móveis e Decoração
Psicologia Clínica - Hipnose
Restaurantes
Sorveterias
Supermercados
Serviços
Coberturas de Festas
Estrutura para Eventos
Casting de Bandas
Casting de DJ´s
 
 
Damae irá apresentar lei para hidrometração
Data: 17/02/18

Damae irá apresentar lei para hidrometração

 

O projeto de hidrometração de São João del-Rei já está pronto e a previsão, de acordo com o diretor do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Damae), Jorge Hannas, é que entre o final de fevereiro e princípio de março a prefeitura encaminha a lei para a Câmara Municipal. “Acredito que já em março os vereadores já poderão apresentar seus pareceres prévios e, certamente, após esse período, nós vamos chamar o processo licitatório para ver qual empresa que vai hidrometrar a cidade”, afirma. Hannas ainda acrescentou que o edital está pronto também e aguarda o parecer da procuradoria do município.
 
 
Há cerca de seis anos foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a prefeitura e o Ministério Público (MP), para realizar a instalação de hidrômetros por toda cidade. O acordo não foi cumprido, e desde o ano passado, o MP vem exigindo a implantação dos mesmos.
 
Segundo o promotor responsável pelo TAC, Antônio Pedro da Silva Melo, o ministério concedeu novos prazos para adequação do processo licitatório. “Nós demos um tempo a eles para sair o edital. São três meses. Quer dizer que até março eles estão dentro desse período de tolerância”, explica.
 
Pagamentos
 
Hannas ainda explicou que, conforme o planejamento, inicialmente parte dos pagamentos das taxas de água serão destinados para o ressarcimento da empresa contratada em fazer o serviço. “É evidente que quem for investir na colocação dos hidrômetros tem que ser ressarcido. Então vai ter um prazo, onde uma parte do valor vai ser para pagar a empresa, e outra direcionada ao departamento e o município. Consequentemente, depois de vencido esse prazo de ressarcimento, os pagamentos ficarão somente com o departamento”.
 
Hoje
 
Hannas fez um levantamento da atual situação do departamento neste primeiro mês de 2018 e afirmou que a situação ainda é instável. “O Damae hoje continua na UTI. A despesa equilibra com a receita. Qualquer pagamento extra a despesa consegue ser maior que a receita”.
 
Ele ainda destacou que, atualmente, cerca de 40% da população são-joanense inadimplentes com as contas de água. “A água não é de graça. Ela gera custo de energia, mão de obra, dos produtos que a limpam e uma série de coisas”, acrescenta.
 

 

No entanto, Jorge Hannas tem uma expectativa positiva com relação ao futuro do Damae. “Depois da instalação dos hidrômetros e da estação de tratamento do esgoto teremos uma melhor qualidade da água e uma cobrança justa para todos. Acredito que com esses projetos o Damae consiga sair da UTI”, finaliza.
 
Fonte: Gazeta de São João del-Rei
 
 
< voltar para notícias
 
 
Publicidade
 
Calendário
 
<<    JUNHO | 2020    >>
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4

* passe o mouse para ver detalhes do evento
 
Cidades
São João Del Rei
 
Como chegar
História da Cidade
Pontos Turísticos
Números da Cidade
Fotos Antigas
Horários de Ônibus
Telefones ùteis
Previsão de Tempo
 
Tiradentes
 
Como chegar
História da Cidade
Pontos Turísticos
Números da Cidade
Fotos Antigas
Horários de Ônibus
Telefones ùteis
Previsão de Tempo
 
   
Publicidade
 
 
Publicidade
 
Colunistas
 
Antônio Romulo Jr
Viagem e Turismo

- Machu Pichu – Inacreditável e fascinante!
- Paris - Romantismo como moldura de uma bela arquitetura.
- Retrip - Cusco - Tradição, turistas e muito mais.

 
Publicidade
 
 
 
 
Parceiros
         
Escritório Guia das Vertentes
Rua do Carmo, 73A - Centro
CEP: 36300-090 | São João Del Rei | MG
(32) 3373-3000 / 9.8846-7286