Esqueci minha senha  |  Cadastre-se
 
Equipe Imprensa Contato
 
Especial
Guia Folia 2020
naVIP
Minas Descontos
Carnaval São João del-Rei
Canais
Fotos de Festas e Eventos
Venda de Ingressos
Notícias
Guia Comercial
Advogados
Alarmes
Cursos Preparatórios
Escola de Idiomas
Floriculturas
Hotéis e Pousadas
Motéis
Móveis e Decoração
Psicologia Clínica - Hipnose
Restaurantes
Sorveterias
Supermercados
Serviços
Coberturas de Festas
Estrutura para Eventos
Casting de Bandas
Casting de DJ´s
 
 
Prefeitura promove circuito de reinaguração de monumentos históricos
Data: 09/11/18

Em obras desde junho, quatro monumentos foram entregues à população

Foram reinaugurados na terça-feira (30) quatro monumentos históricos que estavam em obras desde junho deste ano. Com recurso advindo do Fundo Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural (Fumpac), a Prefeitura Municipal por meio da equipe de arquitetura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou um circuito de reinaugurações aberto à população. O percurso partiu da “casa mais antiga de São João del-Rei”, e passou posteriormente na Academia de Letras, no Coreto Maestro João Cavalcante e no Teatro Municipal.
 
Com início às 16h, o circuito iniciou-se na sede do Instituto Histórico e Geográfico (IHG) com apresentação musical do Triclan (violino, violoncelo e teclado) do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier. Tiveram espaço de fala o prefeito Nivaldo de Andrade, o secretário de cultura e turismo Marcus Frois, a presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural Ruth Viegas e o presidente do IHG Paulo Souza Lima. De acordo com Ruth Viegas, o local passa por sua terceira reforma. “Como estamos falando da casa mais antiga da cidade, imaginamos o quão trabalhoso é a sua manutenção. Realizamos agora a terceira reforma do local, sem mudança na estrutura, somente manutenção”. A reinauguração ainda contou com uma jardineira a disposição dos visitantes para transportá-los durante o circuito.
 
O próximo destino foi a Academia de Letras de São João del Rei, onde os visitantes puderam contemplar a restauração do local e assistir a apresentação do Grupo de Choro, também do Conservatório Pe. Maria Xavier. A mesa principal foi composta pela diretoria da Academia, juntamente com Nivaldo de Andrade e Ruth Viegas. De acordo com o prefeito Nivaldo de Andrade, as obras fazem parte do resgate da cultura da cidade.
 
O terceiro ponto turístico a ser reinaugurado foi o Coreto Maestro João Cavalcante, que contou com apresentação do grupo de terceira idade da Cia. de Dança PC&Edna e da Banda Municipal Santa Cecília. O secretário de cultura e turismo Marcus Frois comemora a entrega do patrimônio e ressalta a futura realização de eventos. “O Coreto é ponto de todos nós. Voltaremos futuramente com as programações nos finais de semana para agregar lazer e cultura à população.” Frois ainda relata que quer investir no lazer do são-joanense, que de acordo com ele, frequentará o Coreto e posteriormente o Centro Histórico. O arquiteto responsável pela obra, José Luiz Baccarini, se emocionou ao reformar um monumento construído por seu bisavô, Rossino Baccarini. “É muito emocionante ver o coreto entregue bonito e preservado à população. Foi muito gratificante ter participado disso e ainda mais por ter este histórico importante do Rossino.”
 
O Teatro Municipal foi o último monumento a ser inaugurado, e também o mais esperado. Haviam diversas pessoas esperando a abertura do ponto turístico que estava em obras desde junho. Com uma apresentação fantástica da Banda Meninos e Meninas de Dom Bosco, foi cortada a fita de reinauguração e a população pôde ver como ficou um dos lugares mais queridos da cidade. Com exposição da artista Yara Tupynambá, apresentação de tango da Cia. de Dança PC&Edna e da Banda Meninos e Meninas de Dom Bosco, o encerramento do circuito foi emocionante e inovador. De acordo com Leandro Rocha, responsável pelo Teatro, as mudanças foram feitas para atender a população. “Inauguramos um café no piso superior do teatro e as novas cores e formatos dizem muito sobre o que queremos: que aqui seja um local frequentado por toda a população, sem distinção de pessoas”.

 

A agenda do Teatro Municipal se encontra aberta para receber espetáculos e eventos de quem se interessar.

 

 
Fonte: Van UFSJ
 
 
< voltar para notícias
 
 
Publicidade
 
Calendário
 
<<    SETEMBRO | 2020    >>
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
30 31 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 1 2 3

* passe o mouse para ver detalhes do evento
 
Cidades
São João Del Rei
 
Como chegar
História da Cidade
Pontos Turísticos
Números da Cidade
Fotos Antigas
Horários de Ônibus
Telefones ùteis
Previsão de Tempo
 
Tiradentes
 
Como chegar
História da Cidade
Pontos Turísticos
Números da Cidade
Fotos Antigas
Horários de Ônibus
Telefones ùteis
Previsão de Tempo
 
   
Publicidade
 
 
Publicidade
 
Colunistas
 
Otavio Boari
Tecnologia da Informação

- Uso da tecnologia nos esportes

 
Publicidade
 
 
 
 
Parceiros
         
Escritório Guia das Vertentes
Rua do Carmo, 73A - Centro
CEP: 36300-090 | São João Del Rei | MG
(32) 3373-3000 / 9.8846-7286