Esqueci minha senha  |  Cadastre-se
 
Equipe Imprensa Contato
 
Especial
Guia Folia 2022
naVIP
Minas Descontos
Carnaval São João del-Rei
Canais
Fotos de Festas e Eventos
Venda de Ingressos
Notícias
Guia Comercial
Alarmes
Escola de Idiomas
Hotéis e Pousadas
Motéis
Móveis e Decoração
Psicologia Clínica - Hipnose
Restaurantes
Sorveterias
Serviços
Coberturas de Festas
Estrutura para Eventos
Casting de Bandas
Casting de DJ´s
 
 
Museu Regional realiza Simpósio Virtual sobre Educação Museal
Data: 08/09/21
De 20 a 24 de setembro, o Museu Regional de São João del-Rei realiza o II Simpósio Virtual, com o tema “Educação Museal no Panorama Atual”. No ano passado, mais de 600 pessoas prestigiaram a programação do evento que traz participações nacionais e internacionais de acadêmicos e profissionais ligados a área museológica e pedagógica. Além dos convidados para as mesas temáticas, o Simpósio também conta com a apresentação de trabalhos previamente inscritos por pesquisadores. As transmissões online são gratuitas e abertas ao público através da página institucional no Facebook e pelo canal do museu no YouTube.
 
Saiba mais sobre a programação: 
Na segunda-feira (20), às 10h, ocorre a transmissão de abertura com representante do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Logo em seguida, a palestra inaugural do evento será feita pela professora e pesquisadora da Universidade de Coimbra (Portugal), Drª. Maria do Rosário Moura Pinheiro, especialista em Psicologia e Ciências da Educação. 
 
A primeira mesa temática, com o título “Educação Museal e o Panorama Atual”, ocorre no mesmo dia, a partir das 14h. Nesta participam quatro convidados, tendo como plano de fundo as afetações decorrentes da Pandemia de Covid-19, com destaque ao fechamento e suspensão das atividades de várias instituições culturais no Brasil e no mundo. Entre os participantes estão a professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Drª. Christianni Morais; a servidora da Divisão de Educação da Coordenação de Museologia Social e Educação do Ibram, Marielle Gonçalves; e os professores da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Dr. Nilton Gamba (do Departamento de Artes e Design), e Drª. Solange Jobim (do Departamento de Psicologia).
 
Na terça-feira (21), as duas rodadas de apresentação ocorrem nos mesmos horários do dia anterior. A Mesa 2, a partir das 10h, tem como tema “A Educação Museal em Tempos de Pandemia: experiência dos museus do Campo das Vertentes/MG”. Esta rodada de apresentações conta com a participação de cinco representantes de museus da região: Lucimar Pereira (Museu da Loucura, de Barbacena), Lorena Mello, Maíra Gil e Quelle Rios (Museu Casa Padre Toledo, em Tiradentes), Henrique Rohrmann (Museu da Liturgia, Tiradentes), Ana Maria Nogueira (Museu Regional de São João del-Rei) e Cristiane Benevides (Museu Municipal Tomé Portes del-Rei, de São João del-Rei).
 
A Mesa 3, a partir das 14h, segue o mesmo tema da anterior, porém com um recorte mais abrangente: “Educação Museal em Tempos de Pandemia: experiências dos museus Ibram em Minas Gerais”. O debate conta com representantes de quatro museus federais sedidas no Estado de Minas Gerais: Hágata Santos (Museu Regional de Caeté), Marcela Mazzilli Fassy (Museu do Diamante), Ana Cláudia Caseiro (Museu Regional Casa dos Otoni) e Isabella Carvalho (Museu do Ouro).
 
Já na quarta-feira (22), acontecem as duas últimas mesas do Simpósio. A partir das 10h, a Mesa 4 tem como tema “Educação Museal e Cibercultura”, com a partição de três convidadas. Entre os participantes estão a professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e especialista em Cibercultura e Educação, Drª Edméa Oliveira dos Santos; a pesquiasdora na área de Educação Museal e Cibercultura, Ma. Frieda Maria Marti; e a especialista em Museologia e Educação, Luciana Conrado Martins.
 
A partir das 14h, a última mesa de debates apresenta o tema “Perspectivas da Educação Museal”, com a intenção de refletir sobre antigos e novos desafios no campo da Educação Museal, principalmente diante do cenário pandêmico e das novas possibilidades digitais. Para tratar do assunto, as convidadas são a professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Drª Adriana Moratara Almeida, e a professora da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Drª Yára Mattos.
 
Logo em seguida, a partir das 16h, acontece o Recital de Encerramento do Simpósio, com a organista Elisa Freixo. O vídeo da apresentação musical, executada no Órgão de Tubos do Museu Regional, fica disponível no YouTube por duas semanas. Entre as obras selecionadas estão canções de D. Buxtehude, G. Böhm, D. Scarlatti, D. Cimarosa, J. Haydn e Beethoven.
 
Os dias 23 e 24 ficam reservados para as apresentações das Comunicações Orais. Os autores selecionados, assim como os títulos de seus trabalhos, serão divulgados no site do Museu. Após a apresentação, os trabalhos completos serão publicados nos Anais do Evento, em formato digital, com registro de ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, um código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada.
 
Primavera dos Museus 
O Simpósio está inserido na programação da 15ª Primavera dos Museus do Ibram. A edição deste ano da Primavera ocorre entre os dias 20 e 26 de setembro, com o tema “Museus: perdas e recomeços”.
 
Acesse todos os detalhes e outras informações sobre o evento através das redes sociais ou do site oficial da instituição. Um grupo foi criado no WhatsApp exclusivamente para divulgação de conteúdos referentes ao Simpósio Virtual, apenas administradores podem publicar. 
 
Nós vemos em breve, até logo! 
 
SERVIÇO
Data: 20 de setembro a 24 de setembro de 2021
Evento online transmitido pelo YouTube:
https://www.youtube.com/c/MuseuRegionaldeSãoJoãodelRei
2º Simpósio Virtual do Museu Regional de São João del-Rei
Contato: casaraodocomendador@gmail.com | simposiomuseuregional@gmail.com
Telefones: (32) 3371-7663 | (32) 9 9162- 2331 | (32) 9 8835-9773 
 
Programação:
- SEGUNDA-FEIRA, 20 DE SETEMBRO DE 2021
10h – Abertura com fala do IBRAM
10h30 – Palestra Inaugural
14h – Mesa I – Educação Museal e o Panorama Atual
 
- TERÇA-FEIRA, 21 DE SETEMBRO DE 2021
10h – Mesa II – Educação Museal em Tempos de Pandemia: experiência dos museus do Campo das Vertentes/MG
14h – Mesa III – Educação Museal em Tempos de Pandemia: experiência dos museus do Ibram em Minas Gerais
 
- QUARTA-FEIRA, 22 DE SETEMBRO DE 2021
10h – Mesa IV – Educação Museal e Cibercultura
14h – Mesa V – Perspectivas da Educação Museal
16h – Recital de órgão de tubos com a organista Elisa Freixo
 
- QUINTA-FEIRA, 23 DE SETEMBRO DE 2021
10h – Comunicações Orais – Mesa I
14h – Comunicações Orais – Mesa II
 
- SEXTA-FEIRA, 24 DE SETEMBRO DE 2021
10h – Comunicações Orais – Mesa III
14h – Comunicações Orais – Mesa IV
 
Fonte: Assessoria de Comunicação do Museu Regional de São João del-Rei
 
 
< voltar para notícias
 
 
Publicidade
 
Calendário
 
<<    OUTUBRO | 2021    >>
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

* passe o mouse para ver detalhes do evento
 
Cidades
São João Del Rei
 
Como chegar
História da Cidade
Pontos Turísticos
Números da Cidade
Fotos Antigas
Horários de Ônibus
Telefones ùteis
Previsão de Tempo
 
Tiradentes
 
Como chegar
História da Cidade
Pontos Turísticos
Números da Cidade
Fotos Antigas
Horários de Ônibus
Telefones ùteis
Previsão de Tempo
 
   
Publicidade
 
 
Publicidade
 
Colunistas
 
Antônio Romulo Jr
Viagem e Turismo

- Machu Pichu – Inacreditável e fascinante!
- Paris - Romantismo como moldura de uma bela arquitetura.
- Retrip - Cusco - Tradição, turistas e muito mais.

 
Publicidade
 
 
 
 
Parceiros
         
Escritório Guia das Vertentes
Rua do Carmo, 73A - Centro
CEP: 36300-090 | São João Del Rei | MG
(32) 3373-3000 / 9.8846-7286